Pesquisar este blog

domingo, 26 de abril de 2020

26/04 -III DOMINGO DA PÁSCOA: MISERICORDIAS DOMINI


     "Misericordias Domini in aeternum cantabo"- Cantarei eternamente as misericórdias do Senhor. O Salmo que intitula o Domingo de hoje, o 89 ° em nossas Bíblias (recomendo que você o leia inteiro)é o tributo de louvor de um autor exultante e grato. No entanto, este jubiloso êxtase não se deve a meras bençãos terrenas, mais ao caráter e fidelidade do Senhor, que a tudo transcende, nunca caduca e pode subjugar sem nenhuma dificuldade as maquinações inimigas, quer humanas, quer demoníacas. A aliança estabelecida com Davi seria perpétua. Certamente que os corações dos judeus fiéis, ao longo dos séculos, devem ter se turbado, ao contemplar a promessa de um Reino davídico eterno, diante do fato concreto da pobreza e inexpressividade política do acuado Reino de Judá. Como crer nas promessas de triunfo sobre o "Mar" (nações pagãs e forças hostis à Deus e seu povo), diante das hordas de assírios, egípcios, edomitas, arameus e outros povos, que com o ímpeto de ondas acometiam as plantações, cidades e fortalezas de Judá? Como crer no triunfo sobre Raab (em outras versões, Egito – não há relações com a prostituta de Jericó que acolheu os espiões hebreus), monstro mítico, semelhante ao Leviathan, relacionado ao caos primitivo, às trevas e as forças da destruição. quando o mal e a morte vicejavam sobre o mundo?

     Quando Jesus Cristo, descendente de Davi, triunfou sobre o "mundo" e o sistema (Jo 16.33); quando ele esmagou a serpente na Cruz (Gn 3.15), quando o Dragão acusador foi lançado fora (Ap 12.10), quando o falso valente foi amarrado por alguém mais forte (Mc 3.27), as palavras do Salmo se cumpriram, embora ainda não tenha chegado a consumação final (escatologia do "já" e "ainda não"). Bem-aventurado é o povo que caminha a luz de seu rosto, rosto que ilumina todo homem que vem ao mundo. Os que tropeçaram na "Rocha eterna', por estabelecer uma falsa justiça baseada em suas próprias obra, preceitos e políticas, continuam nas trevas e sombras da morte. Os que só pensam em amealhar vantagens nesta vida, não conseguirão encontrar aquilo que realmente importa. Mas os que cantam as misericórdias imerecidas e soberanas do Senhor, gloriando-se apenas na cruz de Cristo, serão tidos como àqueles à quem o Pai se alegrou em conceder o Reino (Lc 12.32).

     Que você, caro leitor, possa cantar as misericórdias de Deus, que está conosco em todos os momentos, e eleva-nos das miseráveis consequências do pecado à uma vida plena de sentido neste mundo, e plena, em todos os sentidos, no novo céu e na nova terra. Amém.








Nenhum comentário:

Postar um comentário