Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de maio de 2020

21/05/2020 - A ASCENSÃO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO




         "Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir." (At 1.11)

          Hoje celebramos a Ascensão de Jesus Cristo ao céu. Quarenta dias após ressuscitar dentre os mortos, em corpo e alma, aparecendo para os seus discípulos e centenas de pessoas, Jesus retornou para junto do Pai (At 1.3). Dessa maneira, os fiéis puderam ver que aquele que havia triunfado sobre a morte era definitivamente vindicado. A sua ascensão é tão importante para o Cristianismo, que é mencionada nos dois credos principais da Igreja, o Credo Apostólico e o Credo Niceno-constantinopolitano.

        Purificando o santuário celestial (Hb 9.24), triunfando pelos ares sobre as forças demoníacas, Jesus agora vive para interceder por nós (Hb 7.25). Pelos méritos de sua santa e redentora morte, pela força de sua gloriosa ressurreição, agora assentado a direita do Pai (Hb 8.1), promete nos guiar, estando entre nós (Mt 28.20) mediante sua divina onipresença, pela Palavra e Sacramentos,embora seu corpo nos esteja visivelmente oculto. 

        Jesus nos fez duas promessas ao subir: que enviaria o Espírito Santo como Consolador e capacitador da Igreja e dos fiéis individualmente (At 1.4-5), e que voltaria para nos levar junto a Si e executar seu juízo contra o mundo ímpio. Ele também elevou a nossa humanidade, através de seu corpo, humano como o nosso, para junto de Deus, permitindo dessa maneira que a vida divina fosse infusa em nós. Leão Magno (400?-461 d.C.) nos diz que: " A ascensão de Cristo, portanto, é nossa exaltação e para lá onde precedeu a glória da Cabeça, é atraída também a esperança do Corpo".

"Deus subiu entre aplausos, o Senhor subiu ao som de trombeta" (Salmo 47.5)

"Tendo cumprido a economia de nossa salvação
e reconciliado a Terra com o Céu,
subiste glorioso, ó Cristo nosso Deus,
sem, porém, nos abandonar;
mas permanecendo junto de nós,
anunciando aos que te amam:
«Eu estou convosco e ninguém é contra vós."

(Hino ortodoxo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário