Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de setembro de 2018

O Triunfo da Cruz





 “Stat crux dum volvitur orbis” - A cruz permanece, enquanto o mundo percorre sua órbita. O lema da Ordem dos Cartuxos é um excelente começo para o meu artigo. Hoje, várias tradições cristãs comemoram a "exaltação da cruz".

Quem, naquela sexta-feira escura, pensaria que aquela aparente derrota se transformaria na mais retumbante vitória? O profeta Jesus havia sido preso como um bandido. Julgado pelos líderes da nação, fora condenado. Apanhara como um criminoso, e fora forçado a carregar a cruz pelas ruas de Jerusalém, servindo de espetáculo e zombaria para os seus inimigos. Recebera a morte mais dolorosa e humilhante.

Os discípulos, cheios de temor, envergonhados com a estupenda derrota (era assim que pensavam), correram covardemente, e se esconderam como animais perseguidos pelo caçador. Tudo estava acabado. Jesus morrera, e não trouxera o reino a Israel. O que os discípulos fariam? Nada mais restava. Chorariam a decepção, e retornariam a suas funções. Quem sabe, um dia, Deus levantaria outro profeta, e daí as esperanças renasceriam...

Mas nós conhecemos o fim da História. Ao terceiro dia, Jesus ressurgiu. Ele era, de fato, o Messias prometido, e vencera a morte. Tomé, que outrora duvidara, fez a proclamação suprema: Ele era Senhor e Deus. Os discípulos então tiveram o véu retirado de suas vistas, e entenderam aquilo que realmente acontecera na cruz. Jesus Cristo derrotou o diabo, expiou os nossos pecados e nos livrou do julgo tirano do mal. A cruz de horror, a cruz da vergonha, tornara-se a cruz preciosa, a cruz gloriosa. O amargo se tornou doce. A derrota tornou-se vitória. Eis agora, que grande tarefa lhes foi dada: deveriam sair pelo mundo, sob o estandarte da cruz, proclamando a mensagem do Cristo vencedor.

A cruz se tornaria um carro de triunfo. Percorrendo o mundo, de Jerusalém para os confins da terra, conquistaria os corações dos homens, subverteria a ordem do universo, derrubaria os soberbos e levantaria os humilhados. O Império Romano prostrar-se-ia diante da cruz. Os seus imperadores morreriam um a um, e embora proclamados divinos por seus sucessores, logo seriam esquecidos, um a um. A cruz vencera. O Evangelho se espalharia pelo mundo. Homens e mulheres, de todas as nações, tribos, línguas e classes sociais se prostrariam diante da cruz preciosa, e a História da humanidade seria transformada. O Reino chegara. Não um reino de promessas terrenas e temporárias, mas um Reino eterno, um Reino conquistador, que prostraria os corações dos pecadores, mediante a obra suprema de Deus Espírito Santo, convencendo os eleitos de Deus a abandonarem os cuidados mundanos e a vida pecaminosa. Cabe agora, a todo aquele que se achega ao Salvador, tomar a sua cruz, oferecendo-se no altar de Deus, e viver a nova vida, pautada pela fé, pela esperança e pelo amor.

Contemplem, cristãos, o lenho do Salvador! Que vitórias nos traz tal contemplação! A vitória foi consumada, nada impedirá o avanço do reino. Olhem, que estímulo para cada um de vocês! Vendo a cruz mais pesada que o Senhor carregou, a de vocês torna-se leve e doce. Eis a cruz nossa de cada dia, que é, ao mesmo tempo, uma provação contínua e um julgo suave. Coragem, irmãos, um dia a trocarão pela coroa da vitória.

Tudo passa, a mensagem da cruz nunca muda. Cristo Deus chama a todos os homens: "Venham, prostrem-se diante de minha cruz, e recebam uma amarga e doce cruz que vos darei. Eu vos garanto a proteção, o consolo e a vitória.".

A cruz triunfou. Ela é o remédio da humanidade, o ponto culminante da História, a glória dos anjos, o esplendor do Universo. Nela foi julgado e condenado o Príncipe deste mundo. Nela foram julgados e inocentados os cristãos. Ela é a escada santa, incomparavelmente mais gloriosa do que a vista por Jacó, que une o homem a Deus. Ela é o trono de onde o Cristo reina. Ela é a garantia da vitória do bem. A cruz triunfou. Cristo vence. Aleluia!

"Brilhando sobre o mundo,
Que vive sem tua luz
Tu és um sol fecundo
De amor e de paz, ó cruz!

À sombra dos teus braços
A Igreja viverá
Por ti no eterno abraço
O Pai nos acolherá."


Nenhum comentário:

Postar um comentário