Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

07/12 - Ambrósio de Milão

AmbroseOfMilan.jpgHoje celebramos a memória de Ambrósio de Milão, considerado um dos quatro grandes Pais da Igreja latina. Gaulês descendente de gregos, nasceu por volta do ano 334, em Tréveros. Filho de um alto funcionário do governo romano na região, recebeu em Roma uma primorosa educação, estudando gramática, literatura, retórica e direito. Também recebeu os ensinamentos cristãos.

A carreira eclesiástica de Ambrósio iniciou-se de maneira inusitada. Trilhando uma brilhante carreira administrativa no governo romano, Ambrósio chegara a governador da província da Emília e Ligúria. Quando o bispo de Milão (cidade que era sede do governo da província) faleceu, houve uma grande cizânia entre a população sobre quem o sucederia: alguns apoiavam um candidato ortodoxo, outros queriam um candidato ariano. Ambrósio controlou os ânimos de maneira tão eficiente que o povo aclamou-o bispo. Na época, ele ainda era um catecúmeno, ou seja, nem ainda havia sido batizado como cristão! Em alguns dias, recebeu o sacramento, foi ordenado diácono, presbítero e, enfim, bispo.

Apesar da estranha maneira pela qual chegou ao episcopado, Ambrósio foi um bispo exemplar. Excelente pregador, lutou pela reforma do clero, apoiou a virgindade consagrada, combateu heresias e soube pastorear seu rebanho como poucos. O mais famoso de seus convertidos foi Santo Agostinho, a quem Ambrósio também batizou. Ambrósio sabia ser enérgico quando necessário, como podemos vislumbrar em dois episódios de sua vida: opôs-se firmemente à restauração da imagem da deusa pagã Vitória no senado, e conseguiu a vitória (perdão pelo trocadilho). Em outra ocasião, obrigou o imperador Teodósio a se humilhar publicamente por seu pecado (Teodósio matara muitos habitantes de uma cidade, após seu enviado ter sido assassinado nesta cidade).

Ambrósio de Milão faleceu em 397, após fecundo e excelente ministério.Influenciou seu convertido Agostinho, que o citou muitas vezes em suas obras. Legou-nos muitos escritos, como os tratados Sobre os Sacramentos e Sobre a Penitência.Reformou a liturgia na diocese de Milão, e escreveu muitos hinos congregacionais. O chamado canto ambrosiano desenvolveu-se graças a sua influência.
Alguns extratos dos escritos de Ambrósio:

" Crê que também a carne ressuscitará. Com efeito, por que foi necessário que Cristo assumisse a carne? Por que foi necessário que Cristo experimentasse a morte, recebesse a sepultura e ressurgisse, senão em vista da tua ressurreição? "Se Cristo não ressuscitou, vã é a nossa fé". Todavia, porque ele ressuscitou, a nossa fé é firme". (Explicação do Símbolo)

"Volta comigo agora ao meu assunto. De fato,é grande e venerável que o maná tenha chovido do céu para os judeus. Mas procura entender. O que é maior: o maná do céu ou o Corpo de Cristo? Sem dúvida, o corpo de Cristo, que é o criador do céu. Com efeito, aquele que comeu o maná, morreu; quem comer este corpo terá a remissão dos pecados e "não morrerá para sempre". (Sobre os Sacramentos)

"Vós vos aproximastes do altar, recebestes a graça de Cristo, obtivestes os sacramentos celestes. A Igreja se alegra com a redenção de muitos e se rejubila com exultação espiritual por ter junto a si uma família vestida de branco. Encontras isso no Cântico dos cânticos. Ela, que se alegrou, invoca Cristo, tendo preparado um banquete que parece digno de festim celeste. Por isso, diz: "Que meu irmão desça ao seu jardim e colha os frutos de suas árvores". O que são essas árvores frutíferas? Em Adão, tu te transformaste em lenho seco, mas agora, pela graça de Cristo, estais cheios de árvores frutíferas". (Sobre os Sacramentos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário