"Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidäo;
Não terás outros deuses diante de mim; Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra; Näo te encurvarás a elas, nem as servirás..."(Dt 5.6-9)
Esses
versículos são muito conhecidos pelos protestantes brasileiros. Eles claramente
proíbem a idolatria. Mas...o que é realmente idolatria? Possuir um vitral com
cenas bíblicas? A resposta é um sonoro NÃO! Vamos analisar o que esses e outros
versículos da Bíblia dizem sobre imagens e idolatria.
Osíris, Anúbis e Hórus |
" Antes digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demónios, e näo a Deus. "(I Co 10.20)"
O apóstolo se
refere, nessa passagem à outros falsos deuses, como eram aqueles cultuados
pelos gregos, como Zeus, Hera, Hades, Ares, etc. Assim, não temos dúvidas de
que tributar adoração aos deuses criados por homens é um grande pecado.
No entanto, as
Sagradas Escrituras não proíbem todo tipo de imagem. Se assim fosse,
logicamente não poderíamos ter fotografias nem bichinhos de pelúcia! Vamos
analisar o seguinte versículo:
"Farás também dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório."(Ex 25.18)"
A Arca da Aliança |
" E disse o SENHOR a Moisés: Faze-te uma serpente ardente, e põe-na sobre uma haste; e será que viverá todo o que, tendo sido picado, olhar para ela. E Moisés fez uma serpente de metal, e pô-la sobre uma haste; e sucedia que, picando alguma serpente a alguém, quando esse olhava para a serpente de metal, vivia"(Nm 21.8-9)
Mais uma vez
Deus ordena a fabricação de uma imagem! No entanto, vale lembrar que, como
vimos no começo, a ADORAÇÃO de imagens é terminantemente proibida pelo Senhor.
Quando o povo começou a adorar a serpente, o sábio rei Ezequias mandou que ela
fosse destruída (II Rs 18.4).As imagens podiam ser usadas no culto a Deus, como
decoração ou estímulo ao pensamento, mas não como finalidade em si próprias.
Não como objetos de culto e adoração.
Já vimos que
as imagens em si próprias não são boas nem más. Isso vai depender do jeito que
as usamos (ou não usamos).
E o que o Novo
Testamento nos diz a respeito de imagens no culto? NADA. Isso para mim significa que o Espírito Santo não quis dar direção específica em relação a isso, e deixou a critério da igreja o uso (sem idolatria!) ou não de imagens no culto à Deus. A idolatria é terminantemente proibida nos escritos dos apóstolos, mas nós já vimos que nem toda imagem é um ídolo.
O Bom Pastor, pintura do século III |
Uma imensa
multiplicação das imagens deu-se na Idade Média (a partir do século V).As
imagens possuíam também caráter didático, pois a maioria da população era
analfabeta, e as Bíblias eram escritas às duras penas pelos monges.
No século VII,
o islamismo condenou de forma ferrenha o uso de imagens sacras nas mesquitas
(templos). Para expressar a beleza do sagrado, investiram nas qualidades
arquitetônicas, caligráficas e motivos decorativos não pictóricos.
Décadas depois
disso, no Império Bizantino, estourou a questão iconoclasta. Parte da Igreja
pregava que as imagens deveriam ser usadas, enquanto outra parte defendia que
fossem destruídas. Depois de intercalarem vitórias e derrotas, o II Concílio de
Niceia (787) se posicionou a favor do uso de imagens.
João Damasceno |
Iconóstase em igreja ortodoxa |
No fim dessa
época (séc .XV),houve um momento de trevas espirituais na Cristandade. Muitos
cristãos passaram a confiar em imagens (isso sim é idolatria! Sl 115.4-8) Os
bispos de Roma, outrora fiéis pastores do rebanho de Cristo tornaram-se
políticos mundanos, que arrancavam a pele e carne de suas ovelhas. Todos
aqueles que se levantavam contra aquele sistema eram calados. Mas houve um
homem que não foi calado... o seu nome era Martinho Lutero.
Surge a
Reforma protestante. Algumas verdades que haviam sido cobertas com um negro véu
ressurgem: A justificação pela fé (Rm 5.1; Ef 2.8; Hc 2.4), a suficiência das
Escrituras, o sacerdócio universal dos cristãos (I Pe 2.9),etc..Mas qual era a
opinião dos reformadores em relação a imagens?
Lutero não
condenou as imagens em si. Em alguns de seus escritos, ele até mesmo defende o
uso de imagens como o crucifixo. Nas igrejas que aderiram o ramo luterano da
Reforma, a maioria das imagens continuou. Basta consultar "lutheran
church" ou termos parecidos no Google. Mesmo no Brasil, os luteranos se utilizam
de imagens. Eu posso comprovar isso, pois já fui na paróquia luterana do Centro
de São Paulo(IECLB). Lá existe uma imagem de Cristo crucificado e outra, se eu
não me engano de Jesus com os dois discípulos em Emaús (Lc 21.13-35).
Já Zuinglio
era radicalmente contra as imagens. Mandou que as paredes de sua igreja fossem
pintadas de branco. Calvino também foi opositor do uso de imagens. Surgiu até mesmo um ditado no meio reformado: "o culto reformada consiste de quatro paredes caiadas e um sermão". Já os
anglicanos se dividiram entre os que apoiavam e os que condenavam as imagens.
Algumas delas continuam com as imagens em seus templos até hoje
Com o
movimento ritualista do século XIX, várias congregações protestantes
reintroduziram a arte sacra. Atualmente, em vários lugares (principalmente
Europa e E.U.A.) as mais variadas igrejas(anglicanas, luteranas, presbiterianas,
reformadas, metodistas, batistas, pentecostais),possuem imagens. Podem ser
vitrais, pinturas, ou mesmo esculturas.
Houve até
mesmo o caso de existir uma Assembleia de Deus (cujos membros são opositores
ferrenhos de imagens) que tinha uma cena bíblica registrada na parede (Moisés e
o povo atravessando o Mar Vermelho - Ex 14).E isso em pleno Brasil! Depois o
templo foi vendido para outra denominação, e não sei se a pintura ainda está
lá.
Também devemos
lembrar que imagens possuem uma forte comunicação simbólica na espécie humana. Vejamos o que nos diz Lutero no seu escrito
"Contra os profetas celestiais":
“Quando eu escuto falar de Cristo, uma imagem de um homem pendurado numa cruz toma meu coração, assim como o reflexo de meu rosto aparece naturalmente na água quando eu olho nela. Se não é pecado, mas sim bom em ter uma imagem de Cristo em meu coração, porque deveria ser um pecado de tê-lo em meus olhos?”
Não vejo o
problema com imagens na igreja, desde que sejam usadas como obras de arte e
como estímulo ao pensamento (nenhuma forma de culto ou veneração deve ser
prestado a elas). Creio que Deus é digno do melhor, e que por isso é uma ótima
ideia o adorarmos utilizando as artes (pintura, arquitetura, literatura, artes
decorativas, música, etc) Também, como eu tenho dito em outros artigos, o homem é um ser simbólico, que através das artes expressa e entende os afetos da alma. Porque os afetos religiosos dos cristãos não poderiam ser assim representados?
Por fim, devemos lembrar que não são apenas as imagens que podem provocar a idolatria nos corações. Uma pessoa amada pode ser um ídolo. Uma ideia preconcebida pode ser um ídolo. Uma grande personagem histórica ou política pode ser um ídolo. Uma prática pecaminosa pode ser um ídolo. Um líder de uma igreja pode ser um ídolo. Cabe a nós consagrarmos-nos à glória de Deus, e jamais conceder a glória dEle a outros seres ou objetos.
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