Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Zacarias e Isabel



Hoje,no calendário litúrgico, os católicos romanos comemoram Zacarias e Isabel,pais de João Batista.Vamos ver o que a Bíblia diz sobre esse abençoado casal:

"Existiu, no tempo de Herodes, rei da Judéia, um sacerdote chamado Zacarias, da ordem de Abias, e cuja mulher era das filhas de Arão; e o seu nome era Isabel.
E eram ambos justos perante Deus,andando sem repreensão em todos os mandamentos e preceitos do Senhor.
E não tinham filhos,porque Isabel era estéril e ambos eram avançados em idade."(Lc 1.5-7)

O texto deixa claro que Zacarias e Isabel eram servos consagrados ao Senhor.Andavam pelos caminhos da santidade,da pureza,do temor do Senhor.E no entanto,não tinham a grande benção(que era ainda considerada mais importante naquela época do que hoje) de ter um filho.Viviam na solidão de sua velhice,um fazendo companhia para o outro,sem a alegria de uma criança correndo pela casa, de um jovem que andasse nos caminhos do Senhor.
No entanto,como parte do mistério do Advento do Salvador,Deus finalmente premiou com um filho aos seus servos.Quanta alegria! Uma criança! E quanta honra! Seu filho seria aquele que prepararia o caminho do Messias!
Zacarias desconfiou quando o anjo lhe anunciou um filho(Lc 1.18).Muitas vezes,olhando para as dificuldades da vida,não temos fé suficiente para crer nas promessas do Senhor.Mas ele é fiel e poderoso para cumprir suas promessas.Suas palavras jamais cairão por terra.O que Ele prometeu, Ele vai cumprir.Jesus estará conosco todos os dias,até a consumação dos séculos(Mt 28.20).Ele nos dará a vida eterna,como prometeu nos Evangelhos e nas cartas que seu Espírito inspirou o apóstolo Paulo escrever.
Nada é impossível ao que crê.Se o Senhor prometeu algo,creia(mas lembre-se,nem tudo que é dito por aí que Ele prometeu, está na Bíblia.Muitos pregadores e escritores decepcionam as pessoas,ao dizer,por exemplo,Deus promete a cura de todas as nossas enfermidades,que Deus nos dará prosperidade,etc.Deus jamais prometeu essas coisas a nós).
E por fim,com a criança no ventre, Isabel mostra mais uma vez a sua obediência ao Senhor.Ao receber a visita de sua prima Maria,seu bebê pulou de alegria no ventre.Cumprindo a palavra de que devemos dar honra à quem é digno de honra(que,aliás,nem tinha sido escrita na época).Ela saúda com alegria à Maria(que havia sido digna de honra não por seu próprio mérito,mas pela soberana vontade de Deus,que a escolheu para ser mãe do Salvador),e reconhece que Jesus Cristo é o Senhor.Firmados na Palavra de que Cristo é o Senhor,andemos em santidade e obediência como Isabel e Zacarias.Deus estará sempre conosco.E,talvez, conceda-nos determinada benção que almejamos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário