Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

O que é o Pentecostalismo?


O que é o movimento pentecostal?

Movimento religioso do inicio do século XX que pregava um avivamento.

Qual o contexto histórico do pentecostalismo?

Os grandes avivamentos, o evangelicalismo e o crescimento do liberalismo teológico.

Quem foram os fundadores do movimento pentecostal?

Os seus primeiros grandes líderes foram Charles Fox Pharam(1873-1929),de origem metodista e William Joseph Seymour(1870-1922),que nasceu em lar católico,tornou-se batista e por fim metodista.

Onde ocorreu o movimento pentecostal?

Nos Estados Unidos.No entanto,em outros lugares já haviam pessoas  que tinham idéias semelhantes.O início oficial do pentecostalismo se deu na rua Azusa,em Los Angeles.em 1906.

O que prega o pentecostalismo?

O batismo com o Espírito Santo como uma segunda(para alguns terceira) benção(A primeira seria o novo nascimento e a segunda,para alguns,a santificação).A atualidade dos dons espirituais extraordinários,como no início da igreja.O falar em linguas é considerado sinal e prova do batismo com o Espírito Santo.

Como é o falar em línguas no pentecostalismo?

No início do movimento, as pessoas que recebiam o batismo com Espírito Santo supostamente falavam em outros idiomas humanos,como o chinês,etc.
Com o passar do tempo, foi se estabelecendo um novo tipo de línguas,considerada pelos fiéis como línguas dos anjos,e pelos críticos,como línguas extáticas

Como o pentecostalismo chegou ao Brasil?

O pentecostalismo chegou ao Brasil com o missionário italiano Luis Francescon,de origem presbiteriana.Francescon pregava para a colônia italiana,concentrada no sul e no sudeste do país.Francescon fundou a Congregação Cristã no Brasil
Outros dois missionários que trouxeram o péntecostalismo ao Brasil foram os suecos Daniel Berg e Gunnar Vingrem,de origem batista.Diferente de Francescon,eles pregavam para os brasileiros,e começaram seu trabalho no Pará.Daniel e Gunnar fundaram a Assembléia de Deus, após serem expulsos da igreja batista por suas crenças.

Quais as ondas do pentecostalismo?

Primeira: Ênfase no falar em linguas.Fazem parte delas a Assembléia de Deus e a Congregação Cristã
Segunda: Ênfase na cura divina.Fazem parte dessa onda a Igreja do Evangelho Quadrangular,a Igreja Deus é Amor,O Brasil para Cristo,Casa da Benção,etc.
Terceira: Ênfase na prosperidade.Fazem parte dessa onda a Igreja Universal do Reino de Deus,a Internacional da Graça de Deus,a Mundial do Poder de Deus,a Renascer;etc.
Além dessas ondas,temos a renovação carismática(Igrejas tradicionais que aceitaram a pregação pentecostal a respeito dos dons espirituais).Entre as denominações surgidas da renovação carismática,temos a Convenção Batista Nacional e a Igreja Presbiteriana Renovada,etc.

Qual a maior igreja pentecostal do país?

A Assembléia de Deus,com cerca de 15 milhões de membros

Como são as Assembléias de Deus?

De linha arminiana e anabatista.No Brasil,as Assembléias de Deus estão divididas entre: Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil(a mais antiga e maior); Convençãos Nacional das Assembléias de Deus no Brasil- Ministério Madureira; e vários ministérios independentes,como a ,Assembleía de Deus dos Últimos Dias,etc. Existem costumes antigos dos assembleianos,que ainda hoje preduram em algumas Ad's ,a respeito de roupas e maquiagem,entre outras coisas.

Como é um culto na Assembléia de Deus?

Hinos da Harpa Cristã(hinário da igreja),louvor por parte de corais e conjuntos de jovens,crianças,senhoras,etc; orações feitas por todos em voz alta.Pregação da palavra de Deus; e apelo(convite para quem não é evangélico tornar-se).Durante os cultos,também ocorrem alegadas manisfestações dos dons espirituais,e é costume falar em voz alta frases de louvor(como "glória a Deus") ou súplicas.(como "misericórdia").

Nenhum comentário:

Postar um comentário