Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de abril de 2011

O Pai Nosso

A ORAÇÃO DO SENHOR(Mt 6.9-13)


Por Giovani V. Aguiar

Pai nosso,

Deus é pai dos seus fiéis.Ele não é somente pai do pastor,ou pai do diácono,e sim NOSSO pai.A expressão utilizada no original é uma expressão carinhosa,algo como "papai".

Que estás nos céus.

Apesar de Deus ser nosso amado pai,ele continua sendo o rei e juiz perfeito,imaculado.Por isso,devemos lembrar que Ele está nos céus,na perfeição.E nós somos miseráveis pecadores,que ainda não estão nos céus.Por isso,não devemos multiplicar palavras tolas na presença dEle

santificado seja o teu nome;



Nós devemos desejar com sinceridade,que o nome do SENHOR seja conhecido e bendito por todos os povos da terra.Também devemos nos lembrar que o nome de Deus é santo e puro,e devemos anelar não usá-lo de forma desrespeitosa ou desnecessária.Devemos dizer igual ao salmista: "Não a nós,Senhor,não a nós;mas ao teu nome dá glória"(Sl 115)


venha o teu reino,


Devemos desejar ardentemente que o reino do Senhor se espalhe pelos quatro cantos da terra.O reino de Deus é manifestado em duas etapas.
A que nós vivemos atualmente:O reino de Deus é a Igreja,a comunhão dos santos,as obras sociais feitas pelos cristãos,etc.
A que viveremos: Quando Deus dominar e governar tudo de acordo com a sua justiça e santidade,quando Ele tirar dos ímpios o governo,e exercê-lo.Esse reino não terá fim.



seja feita a tua vontade,


É fácil dizer essa frase.O difícil é deseja-lá de todo o coração.Devemos querer que seja feito o soberano,justo,bom e perfeito desejo de Deus,e não o nosso,pois não enxergamos um palmo além do nariz.Apesar de parecer errado,ou até mesmo cruel,o desejo de Deus é perfeito,e seus caminhos são de justiça e de misericórdia.Assim podemos descansar:O Deus que faz o que quiser da minha vida me ama e é meu pai.


Assim na terra como no céu;



Que os homens façam o querer de Deus como os anjos,e que Deus faça do homem o que faz com os anjos.



O pão nosso de cada dia nos da hoje;


Por pão,entende-se tudo aquilo que nos é necessário,que as vezes nós nem mesmo sabemos,mas que Deus sabe.Incluem-se aqui: alimento,vestuário,calçados,família estruturada,boas amizades,uma igreja séria,um governo honesto,o consolo do Espírito Santo,etc.



e perdoa as nossas dívidas,


Devemos constantemente pedir perdão à Deus,pois constantemente pecamos.No entanto,devemos lembrar que nossa salvação não está condicionada ao pedido de perdão dos pecados cometidos após o batismo,mas somente à fé.



Assim como nós perdoamos aos nossos devedores;


Não está escrito "ajuda-nos a perdoar os nossos devedores".Está escrito de modo que entendamos que o perdão é incondicional.Devemos perdoar a todos que pecam contra nós,mesmo que não se arrependam;



E não nos induza à tentação,


O trecho citado se refere à vontade permissiva de Deus,de que sejamos tentados.
Deus não tenta ninguém,pois se o fizesse seria autor do mal,e sabemos que ele é totalmente benigno.Ao orarmos "não nos induza à tentação",queremos pedir a Deus que nos dê o escape na tentação,que não nos deixe cair em pecado.



Mas livra-nos do mal;


Pedimos ao Senhor que nos livre da obra de Satã(o maligno)e dos males deste mundo caído.Essa oração é atendida por Deus segundo o que Ele sabe que nós suportamos,igual ao "pão nosso de cada dia".



porque teu é o reino,e o poder,e a glória,para sempre.Amém


Deus seja louvado.Toda honra e glória a Ele!

Nenhum comentário:

Postar um comentário