Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de setembro de 2020

ORAÇÃO DE CONFISSÃO E INTERCESSÃO PELO BRASIL 11/09/2020

 


Irmãos e irmãs em Cristo Jesus, que a paz esteja convosco! Em meio a triste situação de nosso país, que além da pandemia da COVID-19 e dos problemas estruturais de longa data, sofre agora com a incompetência e crueldade do governo federal, aliada à hipocrisia de poderosos líderes religiosos, devemos orar constantemente a Deus, confessando nossos pecados, intercedendo pela nação e pedindo pela justiça e pela misericórdia divinas. As legítimas queixas, a revolta e a denúncia profética contra nossos algozes, no entanto, não deve descambar para o ódio ou a vingança segundo os homens. O mesmo Jesus que denunciou, ameaçou e proferiu as mais duras palavras contra os fariseus e escribas, além de expulsar os vendedores do Templo, foi o que morreu também por eles, e nos ensinou que “todos os que vivem pela espada, pela espada perecerão”.

O acontecimento que me motivou a promover esse momento de oração específico, é a live que será transmitida no dia de hoje, 11/09/2020 às 20:30 horas. Nela, notórios falsos profetas  e blasfemadores falarão sobre o papel das “famílias cristãs” nas Eleições de 2020. Conhecendo o papel perverso, cruel e diabólico que esses senhores tem exercido, às vistas de todos, nos últimos meses, roguemos que Deus se compadeça dessa nação, diante de tão grande e grave sacrilégio. E que tal prece seja feita no mesmo horário, quando o santo nome de Deus estiver sendo insultado e abusado por tais homens. Não é necessário -embora seja interessante- seguir a risca o texto abaixo, o qual deixo como sugestão.

 

 

INÍCIO

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 

ATO DE CONTRIÇÃO

Confesso a Deus Pai Todo-poderoso, perante toda a companhia celeste e a vós, irmãos e irmãs –distantes no corpo, mas próximos no espírito- , que pequei por pensamentos, palavras, atos e omissões ,por minha culpa, minha culpa, minha tão grande culpa; fazendo-me merecedor do castigo divino nesta vida e na eternidade. Peço a Deus Pai Todo-poderoso que se compadeça de mim, perdoe-me todos os meus pecados, e me conduza à vida eterna. Amém.

Senhor, tem piedade!

Cristo, tem piedade!

Senhor, tem piedade!

 

LITANIA DE INTERCESSÃO

Pela paz que vem do alto e pela salvação de nossas almas, roguemos ao Senhor. R- Senhor, tem piedade (repete-se a cada súplica)

Pela paz no Brasil, e pela estabilidade das santas Igrejas de Deus, roguemos ao Senhor.

Pela libertação dos cativos, pelo pão na mesa do pobre, pelo sustento dos desvalidos, roguemos ao Senhor.

Pela situação política nacional, para a queda dos tiranos, e para que a reta justiça seja feita, roguemos ao Senhor.

Para que sejamos livres de pestes, terremotos,  guerras, motins e massacres, roguemos ao Senhor.

Para que seja feita justiça aos órfãos, viúvas, e a todos os que foram roubados, enganados, e injustiçados, roguemos ao Senhor.

Para que todos aqueles que nos perseguem, caluniam e ofendem sejam convertidos e perdoados, roguemos ao Senhor.

Pela salvação dos pecadores, pela reconciliação dos desviados, pela cura dos quebrantados, roguemos ao Senhor.

Para que sejamos perdoados dos crimes de sangue, roguemos ao Senhor.

Pelo fim das heresias, da hipocrisia religiosa e da atividade satânica dos falsos profetas, roguemos ao Senhor.

Para que tenhamos coragem de denunciar o mal e anunciar a mensagem de Cristo, roguemos ao Senhor.

Para que o Príncipe das Trevas seja humilhado sob os nossos pés, roguemos ao Senhor.

Para que vivamos pela justiça que provém da graça e da fé, e não pela inalcançável justiça da Lei, roguemos ao Senhor.

Amém

 

LEITURA DO ANTIGO TESTAMENTO – AS MALDIÇÕES DA LEI

(Trechos de Deuteronômio 28)

 

Se, porém, não ouvires a voz do Senhor teu Deus, se não cuidares em cumprir todos os seus mandamentos e os seus estatutos, que eu hoje te ordeno, virão sobre ti todas estas maldições, e te alcançarão:

Maldito serás na cidade, e maldito serás no campo.

Maldito o fruto do teu ventre, e o fruto do teu solo, e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas.

Maldito serás ao entrares, e maldito serás ao saíres.

O Senhor mandará sobre ti a maldição, a derrota e o desapontamento, em tudo a que puseres a mão para fazer, até que sejas destruído, e até que repentinamente pereças, por causa da maldade das tuas obras, pelas quais me deixaste.

O Senhor fará pegar em ti a peste, até que te consuma da terra na qual estás entrando para a possuíres.

O Senhor te ferirá com a tísica e com a febre, com a inflamação, com o calor forte, com a seca, com crestamento e com ferrugem, que te perseguirão até que pereças

O céu que está sobre a tua cabeça será de bronze, e a terra que está debaixo de ti será de ferro.

O Senhor fará que sejas ferido diante dos teus inimigos; por um caminho sairás contra eles, e por sete caminhos fugirás deles; e serás espetáculo horrendo a todos os reinos da terra.

Apalparás ao meio-dia como o cego apalpa nas trevas, e não prosperarás nos teus caminhos; serás oprimido e roubado todos os dias, e não haverá quem te salve.

RESPONSO:

Quem está sob a letra da Lei/ Por seu rigor será julgado/ Quem à espada ferir ao irmão/ Com a espada será castigado.

 

SALMO 140

Livra-me, Senhor, dos maus;

protege-me dos violentos,

que no coração tramam planos perversos

e estão sempre provocando guerra.

Afiam a língua como a da serpente;

veneno de víbora está em seus lábios.

Protege-me, Senhor, das mãos dos ímpios;

protege-me dos violentos,

que pretendem fazer-me tropeçar.

Homens arrogantes prepararam

armadilhas contra mim,

perversos estenderam as suas redes;

no meu caminho armaram ciladas contra mim.

Eu declaro ao Senhor: Tu és o meu Deus.

Ouve, Senhor, a minha súplica!

Ó Soberano Senhor, meu salvador poderoso,

tu me proteges a cabeça no dia da batalha;

não atendas aos desejos dos ímpios, Senhor!

Não permitas que os planos deles

tenham sucesso,

para que não se orgulhem.

Recaia sobre a cabeça dos que me cercam

a maldade que os seus lábios proferiram.

 

RESPONSO:

Quem está sob a letra da Lei/ Por seu rigor será julgado/ Quem à espada ferir ao irmão/ Com a espada será castigado.

 

 

   LEITURA DA EPÍSTOLA  -

(TRECHOS DE 2 PEDRO 2)

 

Esses, porém, como animais irracionais, seres guiados pelo instinto e que nascem para serem capturados e mortos, falando mal daquilo que não entendem, na sua destruição também hão de ser destruídos,

recebendo injustiça como pagamento pela injustiça que praticam. Encontram prazer na satisfação de seus desejos libertinos em pleno dia. Como manchas e defeitos, encontram satisfação nas suas próprias mentiras, enquanto se banqueteiam com vocês.

Tendo abandonado o reto caminho, desviaram-se e seguiram pelo caminho de Balaão, filho de Beor, que amou o pagamento pela injustiça.

Esses tais são fontes sem água, névoas levadas pela tempestade, para os quais está reservada a mais profunda escuridão.

Porque, falando com arrogância palavras sem conteúdo, enganam com desejos libertinos de natureza carnal aqueles que de fato estavam se afastando dos que vivem no erro.

Prometem-lhes a liberdade, quando eles mesmos são escravos da corrupção, pois aquele que é vencido fica escravo do vencedor.

Portanto, se, depois de terem escapado das contaminações do mundo mediante o conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, se deixam enredar de novo e são vencidos, o seu último estado se tornou pior do que o primeiro.

Pois teria sido melhor que eles nunca tivessem conhecido o caminho da justiça do que, após conhecê-lo, voltar atrás e se afastar do santo mandamento que lhes havia sido dado.

Com eles aconteceu o que diz certo provérbio muito verdadeiro: “O cão volta ao seu próprio vômito.” E: “A porca lavada volta a rolar na lama.”

RESPONSO:

Quem está sob a letra da Lei/ Por seu rigor será julgado/ Quem à espada ferir ao irmão/ Com a espada será castigado./

 

 

LEITURA DO EVANGELHO

(TRECHOS DE MATEUS 23)

— Ai de vocês, escribas e fariseus, hipócritas, porque vocês fecham o Reino dos Céus diante das pessoas; pois vocês mesmos não entram, nem deixam entrar os que estão entrando!

[— Ai de vocês, escribas e fariseus, hipócritas, porque vocês devoram as casas das viúvas e, para o justificar, fazem longas orações; por isso, vocês sofrerão juízo muito mais severo!]

— Ai de vocês, escribas e fariseus, hipócritas, porque vocês percorrem o mar e a terra para fazer um prosélito; e, uma vez feito, o tornam filho do inferno duas vezes mais do que vocês!

Guias cegos! Coam um mosquito, mas engolem um camelo!

— Serpentes, raça de víboras! Como esperam escapar da condenação do inferno?

— Jerusalém, Jerusalém! Você mata os profetas e apedreja os que lhe são enviados! Quantas vezes eu quis reunir os seus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, mas vocês não quiseram!

Eis que a casa de vocês ficará deserta.

RESPONSO:

Mas quem mira a cruz do Senhor/ Por sua graça será resgatado/ Deverá amparar o irmão/ Com amor de quem foi perdoado.

 

 

ORAÇÃO POR MISERICÓRDIA

Misericórdia e absolvição concedei-me, Senhor.

Apartai-me dos bodes, e da congregação dos malfeitores.

Chamai-me com as tuas ovelhas.

Poupai-me, Cristo Senhor, por tua celestial piedade,

Quando vieres julgar com fogo o mundo pecador.

Dia da Ira, dia de trevas, dia de desolação!

A ira justa do Onipotente em seu trono!

Neste dia tremendo, no qual céus e terra fugirão,

Tu , que me redimistes com teu sangue preciosíssimo, salvai-me!

 

 

ORAÇÃO DE DESAGRAVO

 

Meu Senhor e meu Deus, eu te adoro e te amo. Peço por todos aqueles que não te adoram e nem te amam. Tem compaixão de nós, pobres vermes vindos do lodo! Pelo uso abusivo do teu santo nome, pelas heresias contra a fé cristã ortodoxa, pelas distorções de tua Santa Palavra, pela iniquidade dos que conspurcaram a pureza batismal, pela profanação do Santo Sacramento do Altar, pelos sofrimentos impostos a Ti na pessoa dos teus pobres, pelas recusas em acolher a verdade pregada por teus fiéis, por todos os insultos contra a tua divina majestade, pelo uso indevido dos lugares consagrados ao culto divino, pela profanação do meio-ambiente por ti criado, rogamos o perdão e a absolvição. Amém.

 

EXORTAÇÃO FINAL

Irmãos, lembrando que o apóstolo Paulo diz, na epístola aos Gálatas, que “Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema”, nos apartemos de todo engano, erro e dos frutos da carne. Que sigamos o caminho da paz e da justiça, não confiando em nossa própria retidão, mas na salvação que provém da cruz, por pura e imerecida misericórdia divina.

AMÉM TRÍPLICE

Amém! Amém! Amém!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário