Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de maio de 2021

Testemunhar de Jesus Cristo - Uma reflexão para o Dia da Ascensão

13 de Maio de 2021- Ascensão do Senhor

(Ano B - Textos Bíblicos: At 1.1-11; Sl 113; Cl 3.1-11; Jo 14.1-12)

 
Vitral na Igreja da Ascensão (IECLB), em Novo Hamburgo (RS)

            "Nosso Senhor disse a seus discípulos: "Deveis ser minhas testemunhas na Judeia, em Jerusalém, na Samaria, e até às extremidades da terra".

            Jerusalém era uma cidade de paz, e foi também uma cidade de tormento, pois Jesus nela sofreu imensamente e morreu dolorosamente. Meus filhos, é nessa cidade que devemos ser suas testemunhas, não em palavras, mas em verdade, por nossa vida, imitando-o tanto quanto nos for possível. Muitos homens gostariam de ser as testemunhas de Deus na paz, com a condição de que tudo corra do modo que desejam. Gostariam de ser santos, com a condição de nada encontrarem de amargo nos exercícios e no trabalho de santidade. Eles gostariam de experimentar, desejar e conhecer as doçuras divinas sem [ter que passar por] nenhuma amargura, pena e desolação. Assim que aparecem fortes tentações, trevas, desde que eles não têm mais o sentimento e a consciência de Deus, desde que eles se sentem abandonados interiormente e exteriormente, desviam-se e não são portanto verdadeiras testemunhas. Todos os homens buscam a paz; em toda a parte, em suas obras e de todos os modos , eles buscam a paz. Ah! Pudéssemos nós libertar-nos desta busca, e pudéssemos buscar, nós, a paz no tormento, te extraviarás. Busquemos a paz no tormento, a alegria na tristeza, a simplicidade na multiplicidade, a consolação na amargura; assim é que seremos em verdade testemunhas de Deus."

Fonte:  "Quarto Sermão para a Ascensão" , Johannes Tauler (1300-1361)

OBS: O nome Jerusalém, em sua origem etimológica, significa "cidade da paz". O frei Tauler utiliza a informação de forma alegórica (uma prática comum entre os teólogos medievais).

Nenhum comentário:

Postar um comentário