Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Não crês na "sola fide"? Então,não és protestante!

A negra situação espiritual da igreja evangélica de hoje em nosso país me motivou a escrever este artigo.Muitos(a maioria,tenho quase certeza) dos chamados protestantes negam que a salvação seja somente pela fé,conforme afirma a Bíblia e os reformadores do século XVI.A própria Igreja Católica Romana reconheceu,em 1999(Declaração conjunta sobre a justificação pela fé),em conjunto com a Igreja Luterana(posteriormente,os metodistas também assinaram o documento),pelo menos em parte,as reivindicações dos reformadores a respeito da justificação pela fé.
Vejamos o que diz a Bíblia:

"E todos nós recebemos também da sua plenitude,e graça por graça" (Jo 1.16)
"Estando nós ainda mortos em nossas ofensas,nos vivificou juntamente com Cristo(pela graça sois salvos, (Ef 2.5)
"Porque pela graça sois salvos,por meio da fé;e isto não vem de vós,é dom de Deus" (Ef 2.8)
"Sendo justificados gratuitamente pela sua graça,pela redenção que há em Cristo Jesus" (Rm 3.24)
"...mas o justo pela sua fé viverá" (Hc 2.4)
"Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé,como está escrito: Mas o justo viverá da fé. (Rm 1.17)
"Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado." (Rm 3.20)
"Tendo sido,pois, justificados pela fé,temos paz com Deus,por nosso Senhor Jesus Cristo;" (Rm 5.1)
"Que diremos pois? Que os gentios,que não buscavam a justiça, alcançaram a justiça? Sim, mas a justiça qur é pela fé." (Rm 9.8)
"Ora,sem fé é impossível agradar-lhe..."(Hb 11.6)

Temos visto hoje em dia muitos crentes pregarem a salvação pelas obras.Certo presbítero contou a história de uma irmã que foi para o inferno por cortar o cabelo.Um pastor afirmou que quem vai ao cinema perde a salvação.Duas meninas evangélicas,colegas minhas de escola há uns tempos atrás,afirmaram categoricamente que para sermos salvos não basta a fé.Temos que fazer isso,aquilo,mais aquele outro,etc.
Caros leitores,eu me pergunto: Será que quem pensa assim crê realmente que Cristo morreu pelos nossos pecados? Para que Cristo encarnaria,tomaria sobre si as misérias humanas,viveria tão pobremente e morreria tão dolorosamente por nós se a nossa salvação dependesse dos nossos méritos? Isso não faz sentido algum! Você,caro leitor,que é católico romano e tem pensado assim,vá na sua igreja e olhe para o altar.Observe atentamente o crucifixo.Tanto trabalho teria sido em vão? Você,caro leitor,que é evangélico,procure a parte que fala sobre a crucificação na bíblia infantil/teen do seu filho ou uma cena do filme "A Paixão de Cristo" no Youtube.Tanto trabalho teria sido em vão?
Eu respeito a opinião dos irmãos arminianos a respeito da perda da salvação.Mas alguns passam do limite(como os que eu citei aqui).Eis uma opinião arminiana que eu respeito(retirada do livro "As crenças fundamentais dos metodistas"):

"A possibilidade de se desviar do Evangelho é algo que os metodistas pregam(...)No entanto,é verdade que uma vez que a pessoa experimenta a vida cristã DIFICILMENTE SE DESVIARÁ DELA PERMANENTEMENTE"(grifo meu)

Também respeito a opinião luterana(retirada do livro "Do cativeiro babilônico da Igreja",de Martinho Lutero:):

"Assim vês quão rico é o homem cristão(...),o qual,mesmo querendo,não pode perder a sua salvação(...),a não ser que se negue a crer.Porque nenhum pecado pode condená-lo,senão unicamente a incredulidade"

Vejamos que ambas as posições admitem a possibilidade da perda da salvação.Eu,como calvinista,não posso concordar(leia mais nos artigos http://verbumdomini-giovani.blogspot.com.br/2011/05/perseveranca-dos-santos-ii-confissao-de.html; http://verbumdomini-giovani.blogspot.com.br/2012/11/a-perseveranca-dos-santos-iii-e.html)
No entanto,são opiniões respeitáveis.Agora,não podemos tolerar a opinião de que a salvação se perca por qualquer bobeira.Isso é negar o amor de Deus,a perfeição de Cristo e a obra do Espírito Santo! Você,caro leitor,que pensa que pode perder a salvação por cometer algum pecado,não é um verdadeiro protestante.Te considero como cristão,como meu irmão,como servo de Deus,mas jamais como protestante.Uma das bandeiras da Reforma é "Sola fide" ou seja, "só a fé".Quem exige algo a mais para a salvação não está entendendo corretamente o Evangelho de Cristo.Temos sim que andar em santidade,temos que praticar boas obras.Mas não para sermos salvos,mas porque somos salvos.Que Deus nos ilumine para entendermos corretamente a sua palavra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário