quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Dia da Reforma Protestante

por Edson C. Sardinha

Necessidade de Reformas
Dia da Reforma Protestante

A Casa de Deus no Antigo testamento precisou de muitas reformas e reparos. Observe os versículos abaixo:
Trabalho de reparação / restauração da casa de Deus: E os que tinham o encargo da obra faziam com que o trabalho de reparação fosse crescendo pelas suas mãos; e restauraram a casa de Deus no seu estado, e a fortaleceram. 2 Crônicas 24:13
Reparar as fendas da casa: Os sacerdotes o recebam, cada um dos seus conhecidos; e eles mesmos reparem as fendas da casa, toda a fenda que se achar nela. 2 Reis 12:5
Consertaram e Repararam a casa: E eles o entregaram aos que tinham o encargo da obra, e superintendiam a casa do Senhor; e estes o deram aos que faziam a obra, e trabalhavam na casa do Senhor, para consertarem e repararem a casa.  2 Crônicas 34:10.
A Igreja Cristã na Idade Média assimilou muitos costumes e manias dos pagãos. O poder temporal e a política contaminaram a Igreja. A ganância e a busca de riquezas para alimentar a guerra foram feridas para o cristianismo.
Várias heresias foram inventadas principalmente a da indulgência.
Apesar de tudo a Igreja continuava sendo do Senhor Jesus, mas precisava de reformas. Deus levantou vários homens para reparar, restaurar, fechar as fendas e consertar sua casa.
Louvamos a Deus por todos os reformadores, principalmente pelos que foram mortos pela fé como o padre Jerônimo de Savanarola e João Huss. Louvamos a Deus por Martinho Lutero e por sua coragem em reformar a Igreja do Senhor.
Martim Lutero não fez tudo e também foi limitado em vários aspectos. Foi um homem de sua época. Mas a reforma da Igreja não é obra de homem, mas de Deus. Por isso o Senhor Jesus continuou levantando Reformadores. Homens e mulheres que continuaram a trabalhar na Reforma da Casa do Senhor.
Hoje a Casa do Senhor continua necessitando de Reformas. Isso é lógico e necessário. Sempre precisaremos consertar as fendas e restaurar a casa.
Que Deus nos ajude a enxergar as áreas que necessitam de Reformas e ter a coragem de Lutero para colocar a mão na massa e fazer a parte que nos cabe.
Quero ser reformado e me reformar a cada dia na graça do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário