quinta-feira, 21 de março de 2013

As Cinco Solas


Ultimamente temos visto nas chamadas igrejas protestantes uma caminhada aos desvios da igreja medieval(e mais alguns!).Gostaria de tratar sobre dez doutrinas bíblicas,divididas em dois grupos.Começaremos pelas "Cinco Solas",fundamentos da Reforma Protestante.


SOLA GRATIA

"E todos nós recebemos também da sua plenitude,e graça por graça" (Jo 1.16)
"Estando nós ainda mortos em nossas ofensas,nos vivificou juntamente com Cristo(pela graça sois salvos, (Ef 2.5)
"Porque pela graça sois salvos,por meio da fé;e isto não vem de vós,é dom de Deus" (Ef 2.8)
"Sendo justificados gratuitamente pela sua graça,pela redenção que há em Cristo Jesus" (Rm 3.24)

A Bíblia deixa claro que o homem é pecador,morto em suas iniquidades,e que nada merece de Deus,a não ser o castigo eterno.Não temos o direito de exigir nada de Deus.A única coisa que Ele nos deve é o inferno e seus horrores.Somo indignos,miseráveis.A salvação e qualquer outra benção que Deus nos entrega é por Graça,ou seja,favor imerecido.Ele bondosamente nos salva do poder do inferno,da morte e do pecado,apenas por amor.Portanto,pregam tolices humanas aqueles que dizem: "Vamos,exija tal benção de Deus! Você tem esse direito!"


SOLA FIDE

"...mas o justo pela sua fé viverá" (Hc 2.4)
"Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé,como está escrito: Mas o justo viverá da fé. (Rm 1.17)
"Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado." (Rm 3.20)
"Tendo sido,pois, justificados pela fé,temos paz com Deus,por nosso Senhor Jesus Cristo;" (Rm 5.1)
"Que diremos pois? Que os gentios,que não buscavam a justiça, alcançaram a justiça? Sim, mas a justiça qur é pela fé." (Rm 9.8)
"Ora,sem fé é impossível agradar-lhe..."(Hb 11.6)


A Bíblia diz que somos salvos pela graça(o que foi tratado no ponto anterior),mediante a fé em Jesus Cristo? O que significa isso? É muito simples.Nós,miseráveis pecadores,fomos amados por Deus,que enviou seu Filho Jesus para que todo aquele que nEle crer seja salvo.Ao reconhecermos a graça de Deus e confiar nossa fé(até mesmo a fé é o Senhor quem nos concede.No ato da salvação,somos totalmente passivos)unicamente nos méritos que Jesus Cristo conseguiu por nós na cruz,somos transformados em filhos de Deus,salvos do poder do inferno e da morte eterna.Jamais pereceremos.Depois de regenerados pelo Espírito Santo,que nos concedeu a fé,NADA poderá nos condenar.Passamos a ser,diante da justiça de Deus,tão puros quanto Cristo.O que eu vou falar agora pode chocar alguém,mas é a mais pura verdade.Não precisamos de nada mais que a fé para nos salvar.Nem mesmo obedecer aos mandamentos.Calma! Eu não estou ensinando que não devemos obedecer.O que eu quero dizer é que não precisamos de nada além da fé PARA sermos salvos.Mas COMO já somos salvos,regenerados pelo Espírito de Deus,temos prazer em seus mandamentos e tentamos viver uma vida de santidade(o começo do processo de santificação se inicia no novo nascimento e se completará na glorificação de nosso corpo).Por causa do amor de Deus derramado em nossos corações,passamos a obedecê-lo.Não devemos desanimar ao cair em alguma falta,pois nossa salvação está garantida.Nada,nem mesmo nós mesmos,pode nos separar de Deus.Que esperança bendita! Por tanto,pregam invenções humanas aqueles que dizem: "Para sermos salvos,temos que fazer tal coisa",ou "para sermos salvos temos que deixar de fazer tal coisa".Mesmo aqueles que dizem "Para sermos salvos temos que obedecer a Deus" estão incorretos,pelo que já foi dito anteriormente.Guarde isso na mente: Obedecemos porque já somos salvos(e por isso,gratos a Deus),e não para sermos salvos.Mas vale lembrar,que nem toda a "fé" é verdadeira.Somente a Fé ensinada na Bíblia é a fé que nos salva


SOLA SCRIPTURA

"Toda Escritura é divinamente inspirada,e proveitosa para ensinar,para redarguir,para corrigir,para instruir em justiça;" (II Tm 3.16)
"Ora,estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica,porque de bom grado receberam a palavra,examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim." (At 17.11)

A única regra infalível de fé que o cristão deve seguir é a Bíblia Sagrada(39 livros no Antigo Testamento,de acordo com o uso da comunidade judaica,da igreja antiga,e das igrejas protestantes; 27 livros no Novo Testamento,de acordo com o uso comum de todos os cristãos).Por isso,não se pode exigir de um cristão que pratique algo que está fora da Bíblia.Os católicos romanos e ortodoxos dizem que a Tradição também é regra de fé.Se fosse assim,as coisas ficariam um tanto difíceis,pois surgiria a pergunta: Qual tradição está correta? A católica romana? A ortodoxa oriental?(eu sei que elas compartilham a maior parte de suas tradições,mas as diferenças existem.Se não fossem assim,não teriam se dividido em 1054).Reconhecemos que boa parte da Tradição da igreja é útil e edifica os fiéis.Poderia citar aqui vários exemplos de fé e espiritualidade,uma bela liturgia,o testemunho de santos mártires,etc. No entanto,nada disso é necessário para que um cristão seja considerado leal aos mandamentos de Deus.
Nos dias de hoje,não são mais tradições que querem se impor aos cristãos.A principal ameaça que a igreja enfrenta atualmente no tocante ao Sola Scriptura são as supostas revelações,sonhos,línguas e profecias que acabam se tornando,na prática,regras de fé em muitas igrejas.Longe de querer discutir se os dons espirituais extraordinários são para os nosssos dias,o que quero dizer é que nenhuma manifestação atribuida ao Espírito Santo pode sujeitar os cristãos.As Escrituras devem julgar as experiências,e não o contrário.Se alguém profetiza algo que vai contra a Bíblia,deve ser considerado maldito.Se alguém diz que o Espírito Santo lhe revelou coisas a respeito de o que podemos ou não fazer,supostas realidades espirituais, ou algo acerca do céu ou inferno,e queira que isso seja considerado verdade incontestavel,tal pessoa não deve ser ouvida pela igreja.Tais pessoas estão transtornando o Evangelho.
Pior ainda são os que crêem em revelações entregues por demônios durante o processo de exorcismo.Ora,a Bíblia diz que Satanás é o pai da mentira(Jo 8.44).Portanto,não devemos levar em conta nenhuma palavra que alguém possuído por espíritos imundos diz.


SOLUS CHRISTUS


"Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho,e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai,senão por mim" (Jo 14.6)
"Porque há um só Deus,e um só Mediador entre Deus e os homens,Jesus Cristo homem" (I Tm 2.05)


As Sagradas Escrituras deixam claro que o único meio do homem se chegar a Deus é atravéz da mediação de Jesus Cristo.Nenhum homem(vivo ou morto) e nenhum anjo tem capacidade de ligar o homem a Deus.Por isso,a salvação só pode ser ordinariamente encontrada no Cristianismo.E mesmo assim,nem sempre aqueles que professam seguir o Cristianismo são realmente salvos.É preciso a fé verdadeira e viva,como foi dito no ponto anterior(Sola Fide).Aqueles que pregam que todos os caminhos levam a Deus,estão errados.


SOLI DEO GLORIA

"Portanto,quer comais quer bebais,ou façais qualquer coisa,fazei tudo para a glória de Deus" (I Co 10.31)
"Digno és, Senhor,de receber glória,e honra,e poder; porque tu criaste todas as coisas,e por tua vontade são e foram criadas." (Ap 4.11)

Deus é digno de toda a glória.Primeiramente pelo que Ele é,mas também pelo que Ele tem feito em favor de nós,pobres pecadores.Não devemos dar a honra da salvação e das bençãos espirituais à homem algum(como vemos muitas pessoas fazerem.Como exemplo,posso citar os fiéis de certa igreja neopentecostal que atribuem curas de doenças ao suor de seu "apóstolo").Deus é digno de glória em todas as áreas de nossa vida.

No próximo artigo,vou tratar de outros cinco pontos da doutrina cristã

Nenhum comentário:

Postar um comentário